Projetos que estimulam reciclagem em Mossoró reforçam a importância de reutilizar para cuidar da água

Na Semana da Água é momento de lembrar que reciclar também é cuidar da água. A sede da Caern no bairro Bom Jardim, em Mossoró, possui coletores de tampinhas plásticas, óleo de cozinha usado e de eletroeletrônicos da Campanha RN+Limpo. Além disso, a sede mossoroense da Caern tem a meta de destinar corretamente todos os resíduos gerados em suas dependências. Somente em janeiro de 2025 foram encaminhados 800 quilos de papel à Associação de Catadores de Material Reciclável de Mossoró (Ascamarem).

Reciclar é cuidar da água porque ajuda na proteção dos corpos hídricos e auxilia no bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário. De 2018 a 2024 foram encaminhadas 8 toneladas de resíduos gerados na sede do Bom Jardim para reciclagem. “Nós ficamos muito felizes com o engajamento dos colaboradores e de toda a sociedade com os nossos projetos. Queremos que ainda mais pessoas possam conhecer e contribuir com eles”, lembra o gerente da Regional Oeste Herbert de Sousa.

Os colaboradores da Caern também participam encaminhando o que reúnem em casa para reciclagem. A técnica de edificações Carla Fernanda Bezerra tem o hábito de fazer a separação do lixo seco e molhado em casa, graças ao exemplo de sua mãe Maria Fernandes. “Esse hábito eu aprendi com a minha mãe. E hoje na minha casa a minha filha faz o mesmo jeito. Tudo bem natural”, avalia Carla.

A colaboradora explica que na cozinha já tem o lixeiro dos resíduos orgânicos e na dispensa a sacola para o material reciclável. A entrega é quase sempre feita a cada 15 dias, ou antes, a depender do volume gerado.

“É absurda a quantidade de material reciclável enviada aos aterros sanitários. Não tem estímulo maior que esse. Contribuir as famílias que vivem da reciclagem de material e ajudar o meio ambiente”, ressalta Carla. Entre os materiais entregues estão vasilhames de material de limpeza, latas, embalagem de ovos, entre outros. “A última contribuição com os livros da minha filha”, explica. Assim como Carla, os colaboradores da Companhia em Mossoró, estão engajados neste trabalho que ajuda não o meio ambiente como um todo, inclusive a proteção dos corpos hídricos.

INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS
As tampinhas doadas na sede da Caern são revertidas em renda para a compra de cadeiras de rodas para Associação de Deficientes Físicos de Apodi (APDA) e o óleo reverte em renda para o Albergue de Mossoró (Albem). O coletor da RN + Limpo recebe eletroeletrônicos sem serventia dando a destinação correta. Quem desejar pode deixar tampinhas, óleo usado acondicionado em garrafas pet e eletroeletrônicos na sede do Bom Jardim no horário da manhã e tarde de segunda a sexta-feira.