A Caern investe em tecnologia, com a utilização de softwares que auxiliam no trabalho de distribuição de água, acompanham atividades em campo em tempo real e garantem melhoria na gestão da empresa. A tecnologia é aliada para monitorar e controlar o consumo de água, combater o desperdício e melhorar o desempenho das equipes. Um destes sistemas é o GSANAS, em que o trabalho desenvolvido na rua pode ser acompanhado do escritório em tempo real pelas chefias. Outros exemplos são a leitura e impressão simultânea de contas de água, recebimento de pagamento via Pix e atendimento virtual aos clientes. A prestação de serviço na área operacional, comercial e administrativa tem na tecnologia uma grande aliada e estão sendo trabalhados novos projetos para garantir mais eficiência, produtividade e excelência aos serviços prestados pela Caern.
A Caern foi reconhecida em seu compromisso com uma matriz energética mais limpa e sustentável, por meio de certificado emitido pela empresa Electric Consultoria em 2024. A empresa é a gestora dos contratos da Caern para uso de energia elétrica do Mercado Livre. Mais de 70% da energia elétrica na Companhia é adquirida no Ambiente de Contratação Livre, também conhecido como Mercado Livre de Energia, oriunda de fontes renováveis e sustentáveis.
Um total de 11 cidades, incluindo Natal, são atendidas com ações do projeto Água Justa, uma iniciativa que consiste em atuar de forma multidisciplinar para otimizar a operação dos sistemas com foco no combate às perdas, tanto operacionais quanto comerciais. O projeto-piloto foi lançado em maio de 2022, na cidade de Riachuelo, com resultados positivos.
Melhoria da pressão em rede de água favorecendo distribuição adequada do produto. Este é o compromisso da Caern que implantou pontos de monitoramento de pressão em Natal e outras 33 cidades. Ganha o consumidor que tem melhor abastecimento e a Companhia por monitorar e identificar com mais rapidez áreas que apresentam vazamentos em rede.