São José de Mipibu começa a contar com esgotamento com 1.500 ligações

O sistema de esgotamento sanitário de São José de Mipibu, município localizado na Região Metropolitana de Natal, vai iniciar a operação na sua primeira etapa. A cidade terá parte de sua área urbana atendida com o serviço nos bairros do Centro, Quebra Fuzil e Bairro Novo. Nesta quinta-feira (07), equipes da Caern começam a entrega de comunicados e folders explicativos aos imóveis que estão sendo beneficiados pelo sistema.

Nesta etapa, serão entregues comunicados a cerca de 1.500 imóveis, que estarão autorizados a interligarem suas instalações hidrossanitárias internas (banheiros, cozinhas, lavanderias) ao ramal de esgoto existente na calçada do imóvel, que conta com caixa de inspeção em concreto ou terminal de inspeção e limpeza em PVC (TIL).

As orientações quanto ao método de interligação estarão descritas nos respectivos folders entregues pela Caern, juntamente com o comunicado. O serviço de esgotamento sanitário é de suma importância para a saúde da população, que passará a contar com coleta e tratamento de esgoto adequado, evitando assim proliferação de doenças e demais transtornos.

Com relação ao custo tarifário, será cobrada a taxa de 70% em relação ao consumo de água, que atualmente tem tarifa mínima de R$ 51,88. Quando disponibilizada a rede pública de esgotamento sanitário, será cobrado do usuário o valor da utilização dos serviços, ainda que a sua edificação não esteja conectada à rede pública.

Conforme preconiza o art. 45 da Lei Federal 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), é dever do usuário realizar a interligação do seu imóvel a rede pública, onde o descumprimento dessa obrigação está sujeito ao pagamento de multa e demais sanções previstas na legislação.

Outras informações poderão ser obtidas nos canais de atendimento, como no site www.caern.com.br, whatsapp (84 98118-8400), aplicativo CAERN Mobile, telefone 115 e escritórios locais de atendimento.

OBRA

A implantação do sistema de esgotamento sanitário de São José de Mipibu é fruto de um contrato de financiamento do Governo do Estado com o Ministério do Desenvolvimento Regional, e conta também com recursos próprios da companhia. O investimento total do empreendimento é da ordem de R$ 14,5 milhões e a obra deve beneficiar com melhoria na qualidade de vida uma população de 19.700 habitantes.

Dentre os serviços executados, destacam-se a execução de 17,5km de redes coletoras de esgoto, 1,5 km de emissários, execução de uma estação elevatória de esgotos e a construção de uma nova estação de tratamento de esgotos.