Santana do Seridó teve o sistema de abastecimento suspenso devido as últimas análises mostrarem que a água do açude Caldeirão, que está com volume baixo, não está própria para consumo. Equipes da Caern estão trabalhando em um sistema alternativo de abastecimento que irá captar água no açude Boqueirão de Parelhas. A previsão é religar o sistema na próxima quarta-feira (13), quando o mesmo funcionará em fase de testes.
O gerente da Regional Seridó Adelson Santos informa que foram adotadas várias medidas operacionais para continuar o abastecimento, mas foi necessária a suspensão do envio de água devido às recentes análises mostrarem que a água não atende os parâmetros da legislação vigente. A prefeitura de Santana do Seridó foi informada da suspensão, o que ocorre, sempre que o manancial local não está disponível para abastecimento. *Cabe ao município acionar órgãos como a Defesa Civil para abastecimento por carro pipa*
Santana do Seridó é a primeira cidade a ter abastecimento suspenso devido a condição atual do manancial no ano de 2023. A recomendação para todas as cidades é de utilização da água de forma racional. A ajuda da população é fundamental.
A contribuição dos clientes pode ser feita informando sobre vazamentos em ruas, transbordamento de caixas de água, fazendo reparos na rede hidráulica e adotando rotina do uso consciente no dia-a-dia.
Os canais de atendimento ao público da Caern são o telefone gratuito 115, o WhatsApp 98118-8400, a agência virtual www.caern.com.br e aplicativo Caern Mobile.