No Dia Mundial da Educação, Caern destaca Educação Ambiental


Hoje é o Dia Mundial da Educação. E a Caern também tem muito a celebrar nesta data, principalmente comemorando os resultados de suas ações na área de educação ambiental, uma iniciativa que transcende e complementa o objetivo central da empresa: Promover qualidade de vida e saúde pelo saneamento básico. O Projeto Esgotamento Legal é o braço que desenvolve ações de educação socioambiental e mobilização social para os beneficiários do esgotamento sanitário.

As equipes do projeto chegam ao público alvo durante o período em que obras de esgotamento sanitário estão sendo executadas. A ideia é preparar a população para receber os serviços, tendo consciência da importância do uso correto do sistema, suas implicações e como cada um pode contribuir para o bem-estar de todos.

As atividades são desenvolvidas a partir de quatro eixos temáticos: (1) mobilização, organização e fortalecimento social, (2) acompanhamento e gestão social da intervenção, (3) educação ambiental e patrimonial e (4) desenvolvimento socioeconômico.

Este ano, uma das cidades onde ações do Esgotamento Legal chegaram foi Parnamirim. A região envolvida estava em 14 bairros da cidade, principalmente nas áreas de Emaús, Passagem de Areia, Rosa dos Ventos, Santos Reis, Monte Castelo, Centro, Vida Nova, Cohabinal, Santa Tereza, Nova Parnamirim, Boa Esperança, Vale do Sol, Bela Parnamirim e Parque de Exposições. Totalizando o número de 14.276 pessoas atendidas.

No período de 20 de janeiro a 20 de abril de 2023, foram realizadas aplicações de inquéritos sanitários domiciliares, com 335 inquéritos aplicados, plantões sociais, promoção de debates e discussões, como palestras educativas, rodas de diálogos e abordagens individuais, visitas domiciliares, com 7.822 pessoas atendidas, sendo 1.955 famílias abordadas.

ZONA NORTE DE NATAL

O Esgotamento Legal também esteve na Zona Norte, onde o sistema de esgotamento sanitário que está sendo construído vai beneficiar toda a população. Ao todo, até o mês de abril, foram realizadas 162 atividades socioambientais, alcançado um público direto de 2.578 pessoas, bem como foram realizadas outras 2.521 visitas domiciliares durante o período, totalizando um público total de 5.099 pessoas atendidas diretamente.

Entre as atividades executadas na Zona Norte, estão incluídas ações de orientação sobre a manutenção preventiva do sistema de esgotamento sanitário e uso adequado dos serviços de água, esgoto e equipamentos implantados, como palestras e abordagens educativas, rodas de diálogo; capacitações para formação de agentes multiplicadores dos setores de saúde e educação; ações de educação ambiental para o público beneficiário do projeto, plantões sociais.

Também houve participação em eventos promovidos por instituições parceiras do Projeto, com a realização de caminhadas e blitzen educativas; divulgação da campanha educativa #EsgotoBemCuidado, e disponibilização de material educativo.