Um dos principais objetivos da equipe de Educação Ambiental da Caern é levar responsabilidade socioambiental para os diferentes segmentos da sociedade, inclusive o segundo setor. Expandir e consolidar as colaborações com o setor empresarial, também conhecido como setor privado, tem sido uma das metas centrais da Gerência de Qualidade do Produto e Meio Ambiente (GQM). Por isso, desde março ocorrem encontros mensais com os colaboradores dos mais diferentes campos produtivos da rede de supermercados Nordestão (vendas, cozinha, panificação, marketing, administração, gestão de pessoas, controle de qualidade, gerências, entre outros).
Até o momento foram realizadas oito ações para capacitar cerca de 500 colaboradores da empresa. A meta é contemplar todas as 12 lojas da rede Nordestão. Até o final de 2023, estão planejados mais quatro eventos, contemplando todas as filiais da rede Nordestão presentes em Natal e Parnamirim. Durante os encontros são abordadas temáticas como abastecimento de água e esgotamento sanitário, além da missão e da visão da Caern, os fundamentos do saneamento básico e a adoção consciente dos recursos hídricos.
As ações estão sendo realizadas pela socióloga da Caern, Marília Lima, e o técnico em saneamento Paulo Carreras. A equipe relata que precisamos estar atentos para o fato de que as grandes redes também são clientes externos da Caern e que o Nordestão possui mais de 2 mil colaboradores que consomem a água distribuída pela Companhia. “O Nordestão tem desenvolvido ações de sustentabilidade no âmbito dos ODS, com olhar nas metas ambientais estabelecidas na Agenda 2030 da ONU.”, destacam.
A partir dessa percepção ambiental de ambas as empresas, o intuito da Caern é promover ações que visam fortalecer a educação ambiental corporativa, tendo em vista que já estão sendo realizados projetos com o setor governamental (primeiro setor) e com instituições sem fins lucrativos (terceiro setor). Essas ações conjuntas possibilitam uma maior aproximação da Caern com os clientes, que passam a conhecer mais sobre a tecnologia utilizada e o funcionamento dos processos de captação, tratamento, abastecimento de água e esgotamento sanitário.