A Caern investiu em equipamentos chamados Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs) para melhorar a distribuição de água e combater perdas na cidade de Assú. Já foram instalados quatro equipamentos para melhoria nos bairros Centro, Novo Horizonte, Meus Amores, IPE, Colorado, Dom Elizeu e na comunidade Medubim. Outros três equipamentos serão instalados em 2024.
O gerente da Regional Sertão Central Francisco Herbert Sousa destaca que a última instalação ocorreu no dia 20 de fevereiro, no bairro Dom Elizeu. Outros dois equipamentos já tinham sido instalados no Centro e no Novo Horizonte e já mostram resultados positivos no abastecimento.
“Os principais benefícios da instalação dos equipamentos são a redução de pressão, de perda de água e diminuição de retiradas de vazamentos. A medida é muito importante para melhoria da distribuição de água em Assú”, ressalta Herbert. Ele lembra que a Caern instalou um equipamento na comunidade Medubim, também com resultados positivos.
A previsão é instalar outros equipamentos no bairro Irmã Lindalva, no Feliz Assú e na Estação de Tratamento de Água que atende a cidade. Os novos equipamentos serão instalados ao longo de 2024.
Associado a estas válvulas somam-se sistemas utilizados pela Caern para monitorar o abastecimento. São eles: Sistema de Monitoramento de Pressões na Rede de Distribuição, o Sistema de Controle Operacional e GESANAS (monitora o trabalho realizado em campo). A tecnologia é importante aliada para gerenciar o sistema de abastecimento, facilitando a tomada de decisão com rapidez e auxiliando no planejamento da gestão.